sábado, 25 de setembro de 2010

Cientistas descobrem incríveis criaturas no mar da Indonésia

Os cientistas que usam tecnologia de ponta para explorar as águas ao largo da Indonésia ficaram fascinados por imagens coloridas e diversificadas da vida marinha no fundo do oceano - incluindo aranhas marinhas do tamanho de placas e esponjas que parecem ser carnívoras.Eles previram que cerca de 50 novas espécies vegetais ou animais podem ter sido descoberta durante a expedição de três semanas que terminou dia 14 de agosto. Mais de 100 horas de vídeo e 100 mil fotografias, captadas através de um veículo robótico com câmeras de alta definição, foram canalizados para a praia em tempo real por satélite e Internet de alta velocidade.
Verena Tunnicliffe, uma professora da Universidade de Victoria, no Canadá, disse que as imagens proporcionaram uma visão extraordinária no que é o mais complexo e pouco conhecido dos ecossistemas marinhos. "No passado lírios do mar cobriam as águas rasas e profundas, mas agora são raros", disse ela em uma declaração escrita. "Eu só vi um pouco deles em toda a minha carreira. Mas com esta expedição, fiquei surpresa ao vê-los em uma grande diversidade."
Da mesma forma, Tunnicliffe também viu aranhas do mar antes, mas aqueles eram pequenos em comparação a que vimos que tinham em torno de uma polegada (2,5 centímetros) "As aranhas do mar dessa missão eram enormes, com Oito polegadas (20 centímetros) ou mais de diâmetro.” Um animal capturado em vídeo se parece com uma flor, coberto com agulhas, mas os cientistas acham que é provavelmente uma esponja carnívora. Timothy Shank do Instituto Oceanográfico Woods Hole, em Massachusetts disse que sua equipe tem até agora se debruçaram sobre mais de 150.000 vídeos de alta definição.

"Agora eu sinto que pode haver pelo menos 40 novas espécies de coral de profundidade e pelo menos 50 novas espécies, que incluem camarões bentônicos, caranguejos, esponjas, moluscos, crustáceos, anêmonas e pepinos do mar", disse ele. A confirmação de que uma espécie é nova envolve uma avaliação entre pares científicos e outras etapas e pode levar anos.
Os cientistas usaram sistema de mapeamento com um poderoso sonar e um veículo robótico para explorar quase 21.000 milhas quadradas (54.000 quilômetros quadrados) do fundo do mar ao largo da Indonésia do Norte, em profundidades que variam de 800 pés (240 metros) e mais de duas milhas (1,6 km).

A missão foi realizada pelo National Oceanic dos Estados Unidos juntamente com o Atmospheric Administration e o navio Explorer Okeanos. Um navio da Indonésia, o Baruna Jaya IV, também participou, coletando amostras que, juntamente com todos os direitos para uso futuro, vai permanecer no país.

Nenhum comentário: